ACASJO é declarada Entidade de Utilidade Pública Estadual

Na última terça-feira, 31/05, saiu a publicação no Diário Oficial do Estado, a Lei nº 18.379/2022, de 20 de maio de 2022, que DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL A ASSOCIAÇÃO CULTURAL ALEMÃ DE SÃO JOÃO DO OESTE – ACASJO. O projeto de lei, de iniciativa do deputado Mauro de Nadal, com tramitação pelas diversas comissões dentro da ALESC, e votação favorável do plenário, foi postulado no ano de 2021 pela diretoria da ACASJO.

Esse documento garante às entidades o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade.

O Título de Utilidade Pública estadual poderá ser concedido, por lei, às entidades constituídas na forma de pessoas jurídicas de direito privado, com fins não econômicos, que desenvolvam no âmbito do Estado atividades de interesse coletivo, com o objetivo de promover um rol de ações, dentro das quais, a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e das artes, que é o caso da ACASJO.

Vale ressaltar ainda, que a Associação também tem o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal no âmbito do município de São João do Oeste, auferido pela Lei Municipal 1.037/07 de 13 de novembro de 2007.

A ASSOCIAÇÃO CULTURAL ALEMÃ DE SÃO JOÃO DO OESTE – ACASJO é uma entidade, civil que visa promover a educação e desenvolver a cultura. Trata-se de uma entidade de fins não econômicos, com prazo de duração indeterminado.

Fundada em 25 de março de 1993, é o órgão representativo dos grupos de danças folclóricas alemães, corais, grupos de teatro, grupos de música e canto, do município de São João do Oeste – SC e por seus membros integrantes.

A Associação Cultural Alemã de São João do Oeste, tem por finalidade única de promover a educação e desenvolver a cultura em especial sob os seguintes aspectos:

a) Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte, englobando grupos de danças folclóricas, de teatro, corais, música, instrumentalização e canto do município de São João do Oeste/SC.
b) Representar estes grupos associativos junto a órgão públicos e privados nos atendimentos de suas reivindicações.
c) Proporcionar a melhoria do convívio e promover a integração destes grupos, visando o fortalecimento da cultura germânica.
d) Proporcionar aos grupos associados e a seus membros atividades beneficentes, sociais e culturais.
e) Manter e fomentar a cultura dos países europeus de relação migratória com o nosso povo, de modo especial da Alemanha cultivando os costumes daqueles povos procurando ampliar todos os conhecimentos básicos de tais culturas que muito contribuem para a formação do patrimônio cultural brasileiro e que devem ser postos a serviço da nossa pátria, no fomento de seu progresso cultural e educacional.
f) Promover o ensino da arte e cultura, nos seus mais diversos aspectos, como forma de preservação e renovação das manifestações culturais presentes na comunidade.
g) Agenciar e gerir espaços para Artes cênicas, realização de espetáculos e atividades artísticas complementares de cunho cultural.
h) Realizar ações de capacitação e treinamento das pessoas envolvidas nos grupos cultuais associados.
i) Promover e realizar eventos culturais que propiciem a apresentação dos grupos vinculados à entidade ou que tragam opções de acesso às diversas manifestações culturais para a população.

Para a consecução de suas finalidades, a Associação Cultural Alemã de São João do Oeste poderá sugerir, promover, colaborar, coordenar ou executar ações e projetos visando:
I – promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;
II – promoção gratuita da educação, observando-se a disposição de oficinas e cursos ofertados;
III – promoção do voluntariado;
IV – promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais.

Dentro de suas ações neste ano de 2022, podemos destacar:

ATIVIDADES EDUCACIONAIS:

Aulas de Violino – Instrutor Henrique Drebel (06 Alunos)
Aulas de Canto – Instrutor Henrique Drebel (27 alunos)
Aulas de Violão e Contrabaixo – Instrutor Jonathan Leite (70 alunos)
Aulas de Gaita, Teclado e Acordeom – Instrutor Felipe Babick (46 alunos)
Aulas de Flauta – Instrutor Ademar Meurer (09 alunos)
Aulas de saxofone, trompete, trombone – Instrutor Ademar Meurer (17 alunos)

GRUPOS E ORGANIZAÇÕES CULTURAIS

Orquestra Clave de Sol – Regente Henrique Drebel (28 integrantes)
Banda de Música – Regente Ademar Meurer (21 integrantes)
Bandinha do Bierwagen – Coordenação Nestor Bracht (15 integrantes)
Grupe de Teatro ImaginAtos – Professor Felipe Bozzetto (33 integrantes)
Grupo de Canto Gold Stimmem – Regente Henrique Drebel (27 integrantes)
Corais e Grupos de Cantos na cidade e interior (torno de 220 cantores)
Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz Adulto – Coordenação Lisete Wolschick Lottermann, André Klunk e instrutoras Gabriele Stein e Iara Thaís Wermuth, com as seguintes categorias:
MIRIM I = 21 dançarinos, de 2 a 4 anos.
MIRIM II = 24 dançarinos, de 5 a 7 anos.
INFANTIL = 30 dançarinos, de 8 a 10 anos.
JUVENIL = 21 dançarinos, de 11 a 16 anos
ADULTO = 52 dançarinos, de 17 a 59 anos.
CASAIS = 16 dançarinos, de 30 a 59 anos

EVENTOS

A ACASJO participa ativamente dos principais eventos realizados no município, tanto como parceira dos entes públicos, como também das demais entidades constituídas.

Nesta categoria de eventos se incluem o FESTIOESTE, realizado anualmente no mês de maio, reunindo calouros de todo país, sendo reconhecidamente um dos maiores festivais da canção do Sul do país.

Também, como parceiro, participa das festividades natalinas do Weihnachtszeit, realizado todo ano com a participação dos artistas e grupos culturais vinculados à ACASJO.

Já se tratando da Deutsche Woche, maior evento do município, a ACASJO é a entidade principal executora, inclusive, sendo a detentora dos direitos autorais deste evento, legalmente registrado junto ao órgão competente.

Este evento, pela grandeza e por sua característica de realização, com oito dias consecutivos de atividades, conta com o apoio fundamental de outras entidades associativas, e, principalmente, do poder público, para poder levar as atrações, de forma gratuita em quase plenitude, a toda população.

FOMENTO DAS ATIVIDADES

As ações promovidas pela ACASJO junto aos seus grupos culturais e, principalmente, a possibilidade de ofertar uma gama grande de atividades de aprendizado na área da cultura, são possíveis somente a uma soma de esforços e o apoio da administração pública municipal.

Todo ano, através de Termos de Fomento assinados como forma de mútua cooperação entre a entidade e a prefeitura municipal, são repassados recursos financeiros do município para que possam ser contratados os professores e instrutores das atividades de ensino e regência, bem como, adquiridos materiais e equipamentos para viabilizar as atividades.

Da mesma forma, também os resultados financeiros positivos obtidos em eventos e ações são fundamentais para a manutenção desses grupos culturais. A participação das empresas com doações e patrocínios, principalmente nos eventos, também são uma importante forma de ingresso de recursos para possibilitar a realização de muitas ações.

No site oficial da entidade, encontra-se disponível uma seção com a apresentação das prestações de contas dos recursos aplicados, oriundos dos convênios firmados, conforme determina a legislação.

CANAIS DE CONTATO

Site Oficial: www.acasjo.com.br
E-mail: acasjo@acasjo.com.br

DIRETORIA 2022

Presidente: Pedro José Lottermann

Vice-Presidente: Gabriele Stein

Tesoureiro: Thiago Backes

Vice-Tesoureiro: Tiago Lauxen

Secretária: Cleide Veit Royer

Vice-Secretário: Márcia Maria Werle

Conselheiros Fiscais Efetivos: Sirlei Wirth Egewarth, Clades Rohr, Alexandre Kaspary

Conselheiros Fiscais Suplentes: Marilei Teresinha Agnes, Edenir Kroetz, Lisete W. Lottermann

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.